,

CLIENTES PROCESSAM APPLE POR OBSOLESCÊNCIA DO IPHONE

clientes processam a Apple por obsolescência programada do iPhoneclientes processam a Apple por obsolescência programada do iPhone


PUBLICIDADE



Grupo de clientes processam a Apple por obsolescência programada do iPhone

Obsolescência Programada Apple – Desde que a Apple admitiu no…Desde que a Apple admitiu no ano passado que derrubava o desempenho de iPhones mais antigos por conta da bateria prejudicada dos aparelhos, têm surgido vários processos contra a empresa por obsolescência programada.

Acusação

A acusação de que a companhia deliberadamente fazia com que seus aparelhos se tornassem obsoletos para forçar a compra de um novo.

Mais um grupo resolveu entrar com uma ação contra a Apple novamente.



Um conjunto de 78 norte-americanos processaram a empresa em uma ação coletiva exatamente por conta de obsolescência programada.

Medidas Tomadas

Em dezembro do ano passado, a Apple apresentou uma carta com pedido de desculpas e explicou o problema com as baterias.

Passou a oferecer também novas funções para o iOS, as quais permitem que o usuário tenha mais controles sobre a vida da bateria, e, assim, dê mais longevidade ao aparelho.

Porém, as medidas acima não foram claras o suficiente para os 78 usuários, os quais acusam a Apple de ser pivô da “maior fraude com consumidores da história”.

Eles afirmar que derrubar o desempenho dos aparelhos pode ser considerada uma ação de fraude.

Segundo eles, a ação da Apple em abrir o problema da bateria com os usuários, embora fosse colaborar, tinha o projeto inverso de forçar uma nova compra.

grupo de clientes processam apple por obsolescencia programada do iphone

Veja abaixo o que diz o documento:

Embora tecnicamente complexo em parte, o esquema era lógico e simples: os dispositivos foram projetados defeituosamente e a Apple lançou atualizações de software para ocultar os defeitos, aumentando seus efeitos — principalmente diminuindo a performance — para que os usuários desses dispositivos não tivessem escolha a não ser comprar novas baterias ou atualizar seus dispositivos, resultando em pagamentos adicionais à Apple e manter uma base de clientes forçada”.

A Apple, entretanto, passou a oferecer descontos para a troca de bateria, incentivando apenas a compra de outra peça e não de um aparelho novo.

Em testes, usuários constataram aumento de até 75% de desempenho em alguns modelos do iPhone com bateria nova.

Atualmente, o custo da reposição do componente com a Apple no Brasil é de R$ 149, queda de 67% do preço original de R$ 449.

grupo de clientes processam a apple por obsolescencia programada do iphone

Ações

A Apple já tem 56 ações coletivas em 16 tribunais dos Estados Unidos exatamente pelo mesmo problema.

A ação ainda deve ser apreciada pelo sistema jurídico norte-americano.



PUBLICIDADE




0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *