CARREIRA – CURRÍCULO, COMO PREPARA-LO?



PUBLICIDADE



Vagas de Emprego – Currículo para primeiro emprego

Vagas de Emprego – Currículo tornou-se um documento imprescindível na hora de solicitar emprego ou uma bolsa de estudo.

Ele serve para descrever a trajetória de uma pessoa como estudos e conhecimentos, e todos os dados que ajudam a entender sua experiência profissional.

É preciso ser bastante cuidadoso na hora da elaboração, porque este documento é a primeira imagem que se adquire de quem o apresenta à empresa ou à instituição a que se dirige.

O currículo é sem dúvidas o cartão de visita de quem está em busca do primeiro emprego ou esta tentando uma recolocação no mercado de trabalho.



O mais importante na confecção do documento é ser objetivo e sucinto e muitas pessoas têm bastante dúvidas na hora de prepara-lo.

É preciso ter em mente que é através desse documento que ela poderá ser chamada para uma possível entrevista ou processo seletivo de uma determinada empresa.

Ele precisa ser adequado ao tipo de anúncio ou a plataforma em que as informações serão cadastradas pelo candidato.

Em uma plataforma de empregos (sites de vagas como VAGAS.COM, CATHO, INFOJOBS entre outros), o currículo pode ser mais genérico já que não é possível saber quais empresas vão procurá-lo.



Porém, ao enviar o documento diretamente para uma empresa através de um determinado anúncio, o ideal é prepará-lo adequadamente para a vaga em questão.

O currículo nunca deve ser muito extenso e em hipótese alguma apresentar erros ortográficos ou rasuras todas as vias precisam ser originais, visto que nem sempre a qualidade das cópias é muito boa.

As informações nele contidas devem ser sempre verdadeiras, breves e simples.

ORDEM PARA MONTAR UM BOM CURRÍCULO

– Dados pessoais (nome, endereço e contatos);

– Objetivo profissional (muito importante);

– Histórico profissional em ordem cronológica – da mais recente para a mais antiga (com nome da empresa, segmento, ano de entrada, ano de saída, cargo ocupado e e principais atribuições);

– Histórico acadêmico – Conhecimentos de idiomas e de informática;



– Voluntariado. (Ex. Serviços Sociais).

Podemos concluir que o currículo é o primeiro contato entre o candidato e o selecionador e deve servir como isca para um convite à entrevista, precisa ser claro e objetivo.

Não adianta querer contar a vida inteira no currículo, é preciso resumir as qualificações e colocá-las de forma clara.

O dia a dia dos selecionadores é muito corrido e eles não têm tempo de ficar lendo currículos de 5 páginas por exemplo.

ERROS MAIS FREQUENTES NO CURRÍCULO




PUBLICIDADE




Rolar para cima