PUBLICIDADE
DETRAN LANÇA CNH DIGITAL NO RIO DE JANEIRO
O futuro já chegou!!! Certo?
E nada mais justo do que acompanhá-lo, se aproveitando das facilidades tecnológicas para trazer praticidade ao dia a dia do cidadão.
O documento tem a mesma validade do físico, e começou a valer em um programa piloto, inicialmente para o estado de Goiás.
O projeto que previa a criação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital foi aprovado em julho de 2017, garantindo que o documento digital tenha o mesmo valor do impresso, começando a valer a partir de fevereiro de 2018.
O documento digital terá o mesmo valor que o impresso, e a autenticidade poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital (emitido por entidades credenciadas, como Correios e Serasa), ou pelo QR-code da carteira impressa, que pode ser escaneado.
A CNH Digital já está disponível no estado do Rio de Janeiro.
Ela foi criada em 30 de janeiro deste ano pela Deliberação 167, do Conselho Nacional de Trânsito.
trong>CNH Digital entrou em vigor no país no dia 1º de julho.
Vantagens
Dentre as vantagens oferecidas, o documento permitirá que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.
O aplicativo que abrigará a CNH digital prevê que o motorista terá algumas funções extras, como exportar e compartilhar o arquivo da carteira por e-mail ou aplicativos de mensagem, para usar em casos em que há necessidade de apresentar o documento autenticado.
Além disso, o motorista poderá conferir, quando a CNH digital passar a valer, a pontuação de infrações e ser avisado quando o prazo de vencimento do documento estiver se aproximando.
PUBLICIDADE
Evitar Multas
A novidade também fará com que os condutores que a adotarem não sejam multados por estar sem a CNH tradicional e terá a mesma validade jurídica do documento em papel, que continuará sendo emitido.
Como conseguir
Para aderir, basta ir aos postos de habilitação do órgão — sem necessidade de agendamento — para atualização de e-mail e telefone para quem já tem o novo modelo da carteira com um leitor de código digitalizado (QR code scanner, em inglês).
Quem não o tiver pode pedir a segunda via ou renovar a CNH, que virá com QR code, e, depois, atualizar seus dados nos postos.
Em seguida, o usuário prosseguirá o processo no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito, em https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br, para baixar a CNH Digital no telefone celular.
Primeiro, será solicitado pelo Denatran que o usuário preencha uma ficha de cadastro.
Depois, será enviado um código para o motorista, que deverá baixar o aplicativo da CNH Digital em seu telefone celular através das lojas virtuais Google Play e App Store.
Feito isso, faltará apenas inserir o código e dados pessoais para o usuário ativar a CNH Digital.
PUBLICIDADE
Obrigatoriedade
A CNH digital será opcional, para quem se interessa pela praticidade de poder ter o documento no smartphone.
A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente.
Mas, vale lembrar que, a multa para quem esquece a CNH em casa é de quase 90 reais e mais três pontos na carteira, além de ter o veículo retido até que o documento seja apresentado.
Sendo assim, melhor facilitar as coisas e providenciar a CNH digital.
Segurança
A CNH digital é segura, mesmo se eu perder o meu smartphone ou ele for furtado?
Existem diversos padrões técnicos feitos para proteger o portador do documento, ainda que o smartphone em que a CNH digital esteja cadastrada seja perdido ou roubado.
Para abrir o documento no aplicativo, sempre será necessário fornecer a senha de quatro dígitos.
Além disso, é possível que o usuário cancele o documento digital em qualquer posto do Detran.
PUBLICIDADE