PUBLICIDADE
Anda de táxi com frequência?
A partir desta sexta-feira (01/12/2017), todos os táxis do Rio de Janeiro passaram a circular com bandeira 2 durante todo o dia!
Isso mesmo, bandeira 2! Essa tarifa começa a valer mais precisamente a partir das 6:00 h de 1º de dezembro até o dia 2 de janeiro de 2018. A medida, que dura todo o mês de dezembro, é como se fosse o 13º salário dos taxistas.
Entenda como funciona a cobrança de Táxi
Bandeira 1
A bandeira 1 é cobrada na maior parte das corridas. Ela corresponde ao valor cobrado pelo quilômetro rodado em horários de maior circulação de passageiros.
PUBLICIDADE
De maneira geral, a bandeira 1 é aplicada em dias úteis das 6h às 21h e nos finais de semana até as 14h.
O valor da bandeira 1 varia muito de cidade para cidade.]Não podemos esquecer que tanto a faixa de horário quanto o valor da bandeira 1 variam de acordo com o município.
Bandeira 2
A bandeira 2 possui uma tarifa maior que na bandeira 1, em média 20% mais cara. Ela geralmente é aplicada nos horários não compreendidos pela bandeira 1, por exemplo a partir das 21h até as 6h. Ela também é aplicada aos finais de semana e feriados, normalmente a partir das 14h, bem como em viagens intermunicipais.
Hora parada
O tempo em que o carro está parado à disposição do passageiro, bem como em engarrafamentos ou outras situações que exijam a parada total do veículo é cobrado no taxímetro.
O valor da hora parada possui um valor fixo, e também varia de acordo com o município. Se o tempo parado for menor, será cobrado um valor proporcional.
Valor total da corrida
O valor cobrado pela corrida é soma dos quilômetros rodados na bandeira 1, na bandeira 2 (se for o caso), da hora parada (se for o caso) e do valor inicial.
Vale lembrar que os valores e os horários limites para todo o serviço de táxi podem variar de acordo com o município, por esse motivo é importante pesquisar antes de pegar táxi em outra cidade para não ter surpresas, pois o serviço pode sair mais caro que o esperado.
PUBLICIDADE